Poesia da Cotovia

quinta-feira, março 16, 2006

- Vamos lá minha boa nave corisca, leva-me aonde tu quizeres, mas leva-me pelo espaço sideral fora e a mundos nunca dantes visitados! A ti me entrego e no amor me congrego!...
- Fica descansada cotovia que eu vou-te proporcionar uma viagem inesquecivel! ACOMODA-TE E RELAXA E DEIXA O RESTO POR MINHA CONTA!

Era uma vez
uma Rainha
com uma aia
com uma saia
que nem pano tinha.
E lá no castelo
lindo amarelo
todos os pagens
faziam homenagens
e cortejavam a aia
com pouca saia.
A Rainha então
mandou-a fechar
no seu coração
para não andar
a atiçar desejos
de homem nenhum.
Encheu-a de beijos
salmão e atum
e, despidas de tudo,
amaram-se tanto
que o silêncio mudo
se tornou num canto.
(da minha revista Num.3, "lengalengas")

- Então Maria, tu agora já viras-te a casaca?
- Não te estou a preceber Glória?
- Tu sempre disses-te que só te sentias atraida por mulheres e agora casas-te com o Jorge?!
- Ah, já te explico: o Jorge era tão chatinho, tão chatinho e como todos me diziam que não arranjava ninguém melhor, fartei-me da história e apliquei a velha máxima: se não os podes vencer junta-te a eles!
(idem, "ri-te ri-te")

"Não poderia doer tanto amar-te,
pois és o meu anjo.
Ainda me iluminas e embriagas,
és o meu vício.
Sinto-te em cada pedaço de mim.
Tocas em tudo o que sou e,
se não te vejo em tudo o que faço,
perco-me!"
(Sandra Cavaco, ibidem, "poesia")

Olá Sandra, aonde quer que estejas, espero que estejas bem! Foi uma correspondência meteórica que mantivemos naquele fim de primavera e quase todo o verão, mas foi maravilhoso, tu eras maravilhosa e tinhas uma escrita fantástica... hmmm adoraria voltar a ter noticias tuas... se por um acaso qualquer vires estas palavras diz alguma coisa, sim?

Sou uma triste Maria
sózinha no meu mundo.
Como encontrar a alegria
e o amor mais profundo?

Já estou farta de esperar
por quem não chega mais.
Que fazer pra não desesperar
no meio dos dias iguais?

Dêem-me uma ajudinha
eu não sei mais o que fazer
sinto-me tão sózinha
mas com vontade de viver!
(Maria tristonha Braga)

Deistir de lutar, não!
O seu dia está pra chegar,
dê asas ao seu coração
que seja ele a comandar!

Solte todas as sensações ,
liberte-as dessas grilhetas!...
E verá assim as emoções
serem mais concretas...

Agarre a vida tão bela
que está a passar ao lado!
Saia dessa janela
e que morra o triste fado!

Aperte muito bem o cinto
guie a vida na maior,
sacie o desejo faminto
na paragem do amor!
(ibidem, "correio sentimental, sexual e etc. e tal")

O que eu fazia de forma artesanal! E esta revista 3 está tão boa que a passava para aqui na integra! Mas com tempo vou passando mais artigos desta e das outras 5. Quem quizer cópias das revistas, mande-me um apartado que as receberá dentro em pouco.

***************

MINUTOS DE SABEDORIA

NÃO julgue seu próximo.
Não pense mal das pessoas.
Quantas vezes as aparências enganam, e o que pensamos ser um erro é o que está certo nos outros.
Não julgue para não ser julgado!
Se você estivesse na situação "dele", talvez fizesse pior, e não gostaria que o julgassem mal...
Não faça aos outros o que não gosta que os outros façam a você.

Quando ensinar, não seja arrogante.
E não se esqueça que o aprendizado dura a vida toda.
Procure aprender também, em todas as ocassiões, e não despreze um bom conselho, só porque lhe chegou de lábios que você julga menos puros.
Deus ajuda aos homens por meio dos próprios homens e às vezes se serve de pessoas menos perfeitas, para dar-nos avisos importantes.

***************

"Pelo sonho é que vamos."

Quem sonha de dia
tem consciência de muitas coisas
que escapam a quem
sonha só de noite.

EDGAR ALLAN POE
(Histórias, Séc. 19)

Aferra-te a teus sonhos.
Quando os sonhos morrem,
a vida é como um pássaro
que não pode voar.

LANGSTON HUGHES
(1902-1967)

Ai de mim se paro de sonhar
e não tenho um mundo inteiro
onde me perco a deambular
por entre as flores do canteiro...

Quando a esse estado chegar
é porque já serei uma moribunda...
mas sempre com vontade de voar
mesmo descida à cova bem funda!

Quero voar, voar, voar, voar...
ter os pés bem assentes no chão
e o espírito lá longe a delirar
nas utopias e numa doce ilusão!

*************

Minha catraia e musa
vou fazer-te um ultimato:
se não vens nessa luz difusa
e não sai coelho desse mato
quando chegar a primavera,
ficas em lista de espera
eternamente a pairar
numa radiosa quimera
entre as estrelas a brilhar!

Por isso vê lá se te esmeras
e um lindo versinho geras
para celebrar a natureza
e a primavera que se aperalta,
vem dai cheia de firmeza
e sobe à fraga mais alta
e larga voo numa leveza
e repõe tudo o que está em falta
neste nosso mundo amoroso
e também muito misterioso...

Ah, se não te atreves menina
e largas essa adrenalina
para subir a verdejante colina,
eu nem sei o que te faço
e vou num colorido traço
até ti dar-te um abraço
do tamanho deste sidério espaço!

***************

E agora nós minhas princesas
uma boa noite para todas as lindas
que querem ver fartas as mesas
destas poesias infindas...
e venham belas Olindas
levar-nos para o paraiso
que nada mais é preciso,
AH, SÓ UM DIA RADIOSO
DE SOL QUENTINHO E AMOROSO!