Poesia da Cotovia

terça-feira, março 14, 2006

Mais Pedaços de Mim!

Ora cá vou eu neste sonho
que nos levará, meninas,
para um mundo risonho
e mil poesias cristalinas
e aqui nada é enfadonho
e subimos alegres as colinas
e ao chegar lá ao alto
da mais alta montanha
apetece dar o salto
ao ver a lonjura tamanha
e a esmagadora imensidão...
e upss que vamos a planar
numa asa delta e o coração
vai tão feliz, deixem-no lá estar!...

*************

MINUTOS DE SABEDORIA

VOCÊ, que é jovem, construa a sua felicidade em bases sólidas.
A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos.
Se alguém quiser desvia-lo do bom caminho, não o acompanhe: siga a estrada recta do bem, pois só assim conseguirá ter alegria em seu coração.
Estude o mais que puder, ouça os conselhos de seus pais, seja puro e sincero em suas afeições, pois assim construirá uma vida nobre e digna.

*************

NÃO perca sua calma!
Não se deixe dominar pela cólera.
Que jamais o sol se deite sobre sua raiva.
Contenha-se o mais que puder.
Um simples raio de cólera pode destruir longas e pacientes sementeiras de amor e carinho!
Procure dominar-se.
Quem sabe se a pessoa que o ofendeu não está doente?
Não perca sua calma...
Seu fígado é demais precioso para que você o estrague.

**************

"Pelo sonho é que vamos"

Uma aspiração
é uma alegria para sempre;
uma posse tão sólida
como um terreno de cultivo;
uma fortuna
da que nunca nos cansamos
e que nos impulsiona ano após ano
a trabalhar com afinco e prazer.

ROBERT LOUIS STEVENSON
(Séc. 19)

************

Um visionário
é aquele que pode ver o invisível.

JONATHAN SWIFT
(1667-1745)

Se tu avanças com fé
na direcção dos teus sonhos
e procuras viver
a vida que imaginas,
encontrarás o êxito
a qualquer momento.

HENRY DAVID THOREAU
(Séc. 19)

*************

Que vItórias perdidas
Por não as ter querido!
Quantas perdidas vidas!
E o sonho sem ter sido...

FERNANDO PESSOA
(1888-1935)

**************

Eu bem te imagino ó ilha
rodeada de águas cristalinas
e nela uma musa a lira dedilha
e encanta todas estas meninas
que por aqui andam a saltitar
atrás de uma cotovia a versejar
com o sol quentinho e a brilhar
nas águas azuis prateadas
e num mergulho vamos ao fundo
e nossas mágoas são lavadas
no meio dos peixes e do amor profundo!

*****************

"Um beijo pribido queima mais que o fogo"
(Anónimo)

Dá-me esse longo beijo,
seja proibido ou não,
mas mata-me este desejo
e deixa-me louca de paixão...

Quero a tua língua assim
na minha boca sequiosa
e num desvario sem fim
caimos numa cama amorosa...

Depois nem sei de mais nada
perdida no teu corpo belo...
e um grito na madrugada
quebra a silêncio singelo!

*************

Ando tão contente a apanhar pedras, nos meus montes de perdição... e o rio corre sereno e brilha aos raios solares lá ao fundo... e a passarada num alegre chilreio já com a primavera a despontar e a beleza nos montes a renascer... hmmmmmm... deixo o ar puro entrar nos pulmões, inspiro e expiro profundamente até me sentir leve, livre e solta e de repente os meus olhos brilham ao ver uma pedra lindissima e sorrio tanto e pareço uma criança que tem um brinquedo novo na mão... absorvo-me na procura das pedras e esqueço tudo à minha volta, e elas aparecem tão bonitas... nem vejo o tempo passar.

Os acordes de uma harpa, tão límpidos e sonóros fazem-me regressar à realidade ou a um sonho, mas olho em volta e vejo uma menina sentada numa pedra a dedilhar tão bem a harpa e depois uns lábios sorridentes e sábios começam a entoar uma canção...

... Minha adorada poetisa
aqui estou trazida assim
numa suave e doce brisa
até estas belezas sem fim
e no meio desta vastidão
deixo voar livre o meu coração
e recebo energias inesgotáveis
que me renovam e dão mais vida...
e destas pedras somos indissossiáveis,
ah, minha musa, anda dai aguerrida
e canta o poema mais bonito
a esta natureza já bem primaveril
e depois bebe a coragem do cantil
e voa comigo neste azul infinito
rumo ao sonho de felicidade
que está contido na simplicidade!...

Eu nem quero saber se é um sonho ou realidade e corro a abraçar aquela menina, a minha musa, o meu raio de luz difusa... é tão bom, que abraço tão reconfortante... e esta catraia que também adora pedras, anda agora toda delirante atrás de mim e das pedras cristalinas!

***************

Vamos lá embora para um sono retemperador
e para uma noite de sonhos e mil magias
onde impere o pederoso e incansável amor
e o novo dia venha repleto de alegrias,
de paz, de muito amor verdadeiro
e as flores do geométrico canteiro
nos enebriam e fazem elevar nossa alma
num momento de sossego e calma
que nos liberta de todas as adrenalinas
e nas águas do Tejo tão cristalinas
vemos o por-do-sol que nos encanta
e a catraia ao lado até se espanta
e depois segura na nossa fina mão
e assim com a lua a sorrir seguimos
o nosso caminho, felizes e descontraidas
e no meio da praça cantamos e rimos
e parece que reencontramos mil vidas!

Amanhã aqui estarei de novo
para dar alegria a este povo,
a estas princesas que aguardam
as boas novas que já tardam,
mas hão-de chegar, podem crer
e este sonho sempre a arder!...